Ipem autua quem vende pão francês por unidade

Arquivado em:
Publicado Terça, 24 de Outubro de 2006 às 09:13, por: CdB

Seis padarias da Região Metropolitana já foram autuadas pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro), vinculado à Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor, por continuarem a vender o pão francês por unidade.

Os estabelecimentos desrespeitaram a portaria do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) que está em vigor há cinco dias determinando a comercialização do produto por quilo. Desde o anúncio da mudança, o comércio teve 120 dias para se adaptar à nova regra.

- Os consumidores precisam estar atentos e podem ligar para o Ipem pelo telefone 0800-282-3040 caso queiram fazer alguma denúncia. Vamos continuar a fiscalização -, explicou a presidente do instituto, Soraya Santos.

De acordo com as novas normas, definidas após consulta à população, os estabelecimentos são obrigados a manter em local visível um cartaz com o preço cobrado pelo quilo do pão. O peso da embalagem também deve ser descontado do valor a pagar.

- O consumidor só deve pagar pela massa -, avisou a presidente do Ipem. Nesta terça-feira (24), fiscais do Procon, vinculado à Secretaria de Justiça, também estão realizando uma megaoperação em padarias e supermercados de Petrópolis, na Região Serrana, para verificar o cumprimento da portaria do Inmetro.

A fiscalização é coordenada pelo secretário José Fernandes e os estabelecimentos que não estiverem dentro das normas estabelecidas poderão receber multa que varia de 200 a três milhões de Ufirs.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo