Internos da Febem iniciam rebelião em SP

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de abril de 2003 as 13:29, por: cdb

Internos das Unidades de Internação de números 15 e 2 da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), localizada na Avenida Celos Garcia, no Tatuapé, zona Leste de São Paulo, estão rebelados desde às 10h desta segunda-feira. Segundo informações da assessoria de imprensa da Febem, três pessoas são mantidas reféns e há pequenos focos de incêndio pelo pátio.

O Corpo de Bombeiros ainda não foi acionado e membros da direção das unidades estão negociando com os amotinados, porém, ainda não se tem informações sobre as reivindicações. Agentes de segurança estão sobre o telhado de uma das unidades de onde observam colchões e madeiras que queimam num dos pátios. Na unidade 15 estão internados menores considerados reincidentes médios e graves e, na unidade 2, estão os primários graves.

A unidade 2 abriga 74 primários graves. A 15, 96 reincidentes graves.

Segundo o funcionários da Febem Tatuapé. João Faustino, os menores fazem uma série de reivindicações. Eles reclamam, por exemplo, de terem de vestir roupas da própria instituição.

Na útima segunda-feira, cerca de 112 adolescentes das unidades 12 e 13 da fizeram três funcionáriso refém. Um deles foi levado para o telhado e chegou a ser agredido na frente de câmeras de TV.