Internet sem fio chegará semana que vem à Baixada Fluminense

Arquivado em:
Publicado Sexta, 30 de Outubro de 2009 às 10:56, por: CdB

Moradores da Baixada Fluminense devem receber até a próxima semana a liberação do sinal de servidores em banda larga para acessar a internet gratuitamente. A previsão é da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que desde setembro testa antenas em vários municípios da região.

O projeto Baixada Digital é de responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e prevê duas formas diferentes de captar o sinal de internet gratuita. Uma delas é nos chamados espaços de mobilidade, que têm sistema wi-fi aberto. A outra é nas residências, onde será necessário comprar antenas. 

– Os sinais já estão liberados nas áreas mobilizadas, resta apenas algumas praças, que dependem ainda da liberação de operadoras. Quanto às residências, estamos fazendo testes com kits domiciliares de forma a tentar levar esse serviço para a casa das pessoas. Precisamos ainda definir o tipo de antena que vai captar o sinal da melhor forma. Os testes vão indo muito bem e, com certeza, já na semana que vem, haverá uma grande quantidade de áreas contempladas, principalmente em Duque de Caxias e São João de Meriti. Algumas devem ficar de fora por enquanto, mas logo serão incluídas – explicou o professor Franklin Coelho, coordenador do projeto.

O programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.
Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um adaptador USB wireless para se conectar. Com o término dos testes, a secretaria vai indicar o melhor tipo de antena a ser comprada e a melhor forma de instalar os equipamentos.

Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais, como Praça do Pacificador, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo