Internet livre e gratuita em 19 pontos de Porto Alegre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:08, por: cdb

18/04/2012 15:03:22

A Procempa, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre,  que já disponibiliza à população acesso livre e gratuito à Internet em 19 locais da cidade, anuncia que novos pontos serão ativados, entre eles Rodoviária, Terminal Triângulo da avenida Assis Brasil; pista de skate do bairro IAPI; praça da Encol e pista de skate do parque Marinha do Brasil. Há também a perspectiva de ser instalado um ponto no  Aeroporto Internacional Salgado Filho, o que ainda depende de uma negociação com a Infraero. (vídeo)

Dos 19 locais atuais, oito estão em praças e parques e os demais em alguns órgãos da Administração Municipal que têm fluxo diferenciado de pessoas. Considerando que em cada um desses locais o número de pontos de acesso é variado, chega-se a um total de 98 rádios instalados e mantidos pela Procempa para garantir o acesso da população. Exemplos disso são a Câmara Municipal de Vereadores e o Parque Farroupilha – Redenção – os quais possuem, respectivamente, 15 e três pontos de acesso (hotspot).

O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, adianta que as expansões das zonas de Internet livre e gratuita devem acontecer, mas afirma que irá até onde há espaços públicos, pois o objetivo não é concorrer com os provedores comerciais. O coordenador de Relações Institucionais, Luis Canabarro Cunha, afirmou que, hoje, há uma média de 500 acessos diferentes nos pontos existentes de wireless, o que resulta numa transmissão de 39 gygabites, a uma velocidade média de 2 megabytes. “Com o crescimento da utilização de smartphones e tablets, esse número tende a crescer cada vez mais”, diz Cunha. A previsão é de que o serviço nos novos pontos entre em atividade no início do segundo semestre.
Pontos wireless Procempa

Nos parques e praças
Praça Esplanada da Restinga; Mercado Público; Parque Farroupilha (Redenção); Usina do Gasômetro; Parque Assis Brasil; Parque Moinhos de Vento (Parcão); Praça da Alfândega e Largo Glenio Peres.

Nos órgãos municipais
Procempa; Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal da Fazenda; Escola Emílio Meyer; Secretaria Municipal de Gestão (Paço); Hospital Santa Casa de Misericórdia, Casa Torely (Secretaria Municipal da Cultura); Centro Municipal de Cultura; Centro Administrativo Regional Centro (CAR); Procon (Secretaria Municipal da Indústria e Comércio) e Theatro São Pedro.