Internet banda larga chega em mais de 84 mil escolas públicas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de junho de 2015 as 13:01, por: cdb
O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas
O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas

Até março deste ano, o Brasil contava com mais de 84 mil escolas públicas com Internet gratuita, sendo 66 mil urbanas e 18 mil instituições de ensino localizadas em áreas rurais de municípios (a maioria pelas redes de terceira geração, 3G, da telefonia móvel). Os dados são do Ministério da Educação, da Anatel e da Telebrasil (Associação Brasileira de telecomunicações),

Lançado em abril de 2008 pelo Governo Federal, o Programa Banda Larga nas Escolas tem como objetivo levar a Internet para todas as escolas públicas, municipais, estaduais e federais, urbanas do Brasil. Além de um incremento no ensino, o acesso à internet nesses locais proporciona a inclusão social de milhares de alunos, segundo o INEP, escolas públicas são responsáveis pela educação de 45 milhões de pessoas.

A gestão do programa é realizada em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

Compromissos

O programa é colocado em prática por empresas telefônicas autorizadas. Está acordado com as empresas a garantia da manutenção dessa estrutura, sem ônus, até 2025.O  atendimento às escolas rurais faz parte dos compromissos assumidos no leilão de frequências de internet 4G. Além de instalar conexão à internet em alta velocidade nas escolas, as concessionárias devem oferecer ampliação periódica da velocidade para manter a qualidade e a atualização do serviço.

A meta inicial do Programa Banda Larga nas Escolas era conectar 55 mil instituições de ensino. Este número foi expandido depois que mais escolas foram identificadas pelo censo escolar e passaram a integrar as áreas urbanas dos municípios.