Intel cancela o lançamento do processador Xeon de 2 GHz

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de setembro de 2001 as 18:22, por: cdb

A Intel decidiu não lançar a versão de 2 GHz de seu processador Xeon para servidores de duplo processamento em 2001. Na verdade, a companhia mudou seus planos e optou por lançar a versão de 2,2 GHz logo no primeiro trimestre de 2002, já que a Intel esperava originalmente lançar o próximo Xeon para servidores de duplo processamento ainda no quarto trimestre deste ano.

Segundo o fabricante, os processadores de 2 GHz deveriam ser construídos usando a tecnologia de 0,18 mícron e teriam 256 KB de on-die cache. Entretanto, a Intel mudou sua estratégia ao perceber que teria condições de acelerar a entrega do Xeon de 2,2 GHz e acabou optando por pular a versão de 2 GHz. Além da velocidade de 2,2 GHz, os novos chips de duplo processamento, batizados com os codinomes de “Prestonia” e “Plumas” terão 512 KB de on-die cache e serão fabricados com tecnologia de miniaturização de 0,13 mícron.

“Decidimos abandonar a introdução do Foster Xeon para duplo processador este ano, porque percebemos que seria um lançamento muito tardio (no quarto trimestre)”, revelou o porta-voz da Intel, Otto Pipjker. Ele adiantou ainda que os principais clientes corporativos da Intel, incluindo Compaq Computer, Dell Computer, IBM e HP, concordaram com a decisão. Segundo o porta-voz, os fabricantes comercializarão sistemas com o os novos chips de 2,2 GHz já no primeiro trimestre de 2002, sendo que as demais ofertas da Intel não serão afetadas pela mudança.