Instituto de Educação passará por reforma emergencial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 as 09:35, por: cdb

A Faetec (Fundação de Apoio Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciará uma série de obras no centenário prédio do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). A verba – cerca de R$ 597.600 – já foi liberada e as intervenções emergenciais estão em fase de licitação.

Para atender às necessidades imediatas do colégio, estão previstas a reforma do telhado, para impedir vazamentos nas salas do último andar; a pintura de todas as salas de aula e reformas nas janelas e na subestação. Algumas instalações do Instituto, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e Municipal, também passarão por obras de adaptação para atender a alunos portadores de deficiência física. Entre elas, a entrada principal, os banheiros, o teatro, a biblioteca, o parque aquático, os laboratórios e os refeitórios.

Em levantamento realizado no ano passado, com objetivo de melhorar as condições físicas de suas unidades, a Faetec identificou a reforma dos elevadores como uma das necessidades emergenciais. Parte da verba específica de R$ 91 mil destinada para esta finalidade contemplará ainda os dois elevadores do Iserj.

Segundo o chefe da Divisão de Manutenção da Faetec, Ronald Araújo, independentemente do plano de obras, uma equipe da Fundação está trabalhando diariamente no Iserj, há um mês, na execução de obras e consertos nas instalações do colégio por determinação da Sect. De acordo com ele, já foi realizada a manutenção hidráulica dos banheiros, parte da pintura das salas, reposição de tacos e telhas, além de reparos de rebocos e emboços.

Outra novidade é que o Instituto de Educação deve ganhar em breve um plano diretor. O projeto será desenvolvido em conjunto com órgãos, como o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).