Inscrições para o Enem começam dia 12

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 23:34, por: cdb

No período de 12 a 23 de maio, estudantes que estão na 3ª série do ensino médio e aqueles que já terminaram este nível de ensino poderão se inscrever ao Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2003, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

As inscrições serão feitas nos próprios estabelecimentos de ensino, nas agências dos Correios ou pela Internet, dependendo do caso. A prova será realizada no dia 31 de agosto.

O Enem é constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões e uma redação. Neste ano a prova será realizada em 605 municípios de todo o País, incluindo todas as capitais (veja listagem). Só no estado de São Paulo a prova acontecerá em 122 municípios, maior número entre as unidades da Federação.

Os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas públicas e os concluintes carentes de estabelecimentos privados vão contar com a gratuidade da taxa de inscrição, de R$ 32,00. Também terão direito à isenção aqueles que concluíram este nível de ensino na modalidade de jovens e adultos (supletivo) entre abril de 2002 e abril de 2003 e os que já terminaram o Ensino Médio, mediante declaração de carência.

Para os estudantes das escolas públicas todo o processo de inscrição será realizado no próprio estabelecimento de ensino, assim como para os alunos carentes de escolas privadas. Neste caso, deverá ser preenchida a declaração de carência que consta do verso da ficha de inscrição pelo pai ou responsável. Se o estudante tiver acima de 18 anos, ele próprio poderá preencher o documento.

Já os concluintes de escolas privadas não carentes deverão preencher a ficha de inscrição no estabelecimento de ensino e pagar a taxa de inscrição em qualquer agência dos Correios. O comprovante de pagamento deverá ser anexado à ficha e entregue à escola.