Inscrições para Curso de LIBRAS vão até dia 10

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de abril de 2012 as 08:50, por: cdb

A entidade assistencial Grupo de Apoio NISFRAM, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (da Secretaria de Governo e Participação Cidadã e da Superintendência de Administração e Cidadania), está oferecendo o Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a população interessada..O Curso terá a carga horária e certificação de 36 horas presenciais e será no prédio da Faculdade Anhanguera, com duas horas semanais. Serão formadas até duas turmas com datas diferenciadas, conforme a disponibilidade de vagas. 

As inscrições vão até 10 de abril, mais  informações podem ser obtidas na entidade, localizada na Rua Palmiro Novi, 297, bairro Residencial Ipiranga, Área Cura, telefone: 3832-1748, email: surdos.nisfram@uol.com.br  ou na Casa da Cidadania de Sumaré, Avenida Sete de Setembro, 956, Vila Menuzzo, área central, telefone: 3873-613, email: coordenadoriadeficientessumare@hotmail.com    

LIBRAS

A LIBRAS é a língua natural dos surdos brasileiros e é reconhecida no Brasil pela Lei 10.436/2002 e pelo Decreto-lei 5.626/2005. O objetivo do curso é capacitar interessados, do município de Sumaré, em LIBRAS, oferecendo o preparo técnico para a melhoria no atendimento da demanda e cumprimento das exigências legais, em benefício às pessoas surdas e com deficiência auditiva.

O que diferencia a Língua de Sinais das demais línguas orais é a sua modalidade visual-espacial. Assim, a pessoa que aprende a Libras vivencia e sente como é a maneira de se comunicar sem som, acompanhado de expressão facial, corporal, gestuais visuais baseados no uso das mãos, olhos, boca. O contato com uma língua de sinais amplia a rede de comunicação, favorece a inclusão do surdo na sociedade, além de valorizar a atividade profissional de quem aprende.