Iniciada a colheita de soja transgênica da área experimental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 09:07, por: cdb

Funcionários da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) iniciaram nesta semana a colheita da soja transgênica cultivada na área experimental do Parque Tecnológico. Foram plantados 10,5 alqueires, com estimativa de produtividade média de 150 sacas por alqueire.

A soja que está sendo colhida é a primeira utilizando a tecnologia de transgenia realizada pela Fundetec, que até o ano passado investia no plantio da soja convencional. “Estamos animados com o bom resultado da soja transgênica, devemos continuar na próxima safra com as sementes modificadas. As condições climáticas e o diferencial da semente, fez com que conseguíssemos atingir esse bom resultado na colheita”, afirma a diretora técnica da Fundetec, Ortência Nunes.

A soja plantada na área é tolerante ao herbicida glifosato, uma das variedades mais conhecidas e utilizadas para o plantio comercial. A planta recebe, por meio da biotecnologia, um gene de outro organismo, capaz de torná-la tolerante ao uso do herbicida, produto utilizado na agricultura para o controle de plantas daninhas e limpeza de áreas antes de um novo plantio.

Todo o produto foi comercializado para uma cooperativa local e o dinheiro da venda será reaplicado nas próximas produções, além de investimentos nas capacitações oferecidas pela Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária). “Os trabalhos da Fundetec são direcionados para que os produtores de toda a região possam ter acesso a novas tecnologias, por meio de cursos, treinamentos, dias de campo e vitrines tecnológicas. Estamos buscando cada vez mais ampliar os cursos técnicos e tecnológicos oferecidos aos produtores rurais”, destaca a diretora.