Inglaterra colocará policiais armados em vôos comerciais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de dezembro de 2003 as 10:44, por: cdb

O governo britânico decidiu colocar policiais armados a bordo de aviões comerciais na tentativa de prevenir sequestros, informou nesta segunda-feira o ministro britânico dos Transportes, Alistair Darling.

Em uma tentativa de aplacar as críticas dos sindicatos, o ministro informou que “por razões óbvias o piloto será alertado sobre a presença de policiais armados a bordo”.

“O ideal seria impedir que os terroristas subam a bordo das aeronaves”, disse Darling em entrevista à Rádio BBC. Mas, segundo ele, caso as medidas de segurança em terra falhem,a presença de policiais a paisana e armados constitue “a última linha de defesa” contra o terrorismo.

A Associação de Pilotos Britânicos alertou que a presença de agentes armados nos aviões poderia gerar mais perigo ao invés de evitá-lo.”Não queremos armas a bordo dos aviões”, declarou o scretário-Geral da Associação, Jim McAusland.

Os pilotos defendem mais investimentos na melhoria da segurança em terra para evitar embarque de terroristas e advertem sobre o perigo de as armas dos policiais irem parar na mão dos sequestradores.