Informe epidemiológico sobre a Coqueluche

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de abril de 2012 as 15:22, por: cdb

A Coqueluche é uma doença infecciosa, transmissível, que compromete principalmente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). Popularmente é conhecida como “Tosse Comprida”. A doença se manifesta através de episódio súbito de tosse seca incontrolável com duração de 14 dias, podendo ocorrer vômitos e febre normalmente baixa.

No município de Vitória da Conquista durante o ano de 2012 até o momento foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde 127 casos suspeitos da Coqueluche. Destes, apenas 08 casos foram positivos, 21 casos foram descartados como Coqueluche e 98 casos estão aguardando resultado de exame laboratorial e encerramento da investigação epidemiológica.

A Coqueluche é prevenida por meio de vacinas específicas que são a Tetravalente (Contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite por Haemophilus Influenzae) e DTP (Contra Difteria, Tétano e Coqueluche). Essas vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da rede SUS do município para crianças de 2 meses até 6 anos de idade.

De janeiro a março, a cobertura da vacina Tetravalente no município de Vitória da Conquista atingiu mais de 95% das crianças menores de 1 ano de idade, estando acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde esta vigilante e tem realizado ações de controle à doença, como capacitações aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros da rede de assistência do SUS; divulgação de alerta epidemiológico da Coqueluche para consultórios, hospitais, pronto atendimento pediátricos e clínicas; realização de atividades educativas pelas Equipes de Saúde da Família.

Recomenda-se que a população mantenha atualizada a caderneta de vacinação e que ao aparecimento dos sinais e sintomas da doença procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência.