Informatização da saúde de Porto Velho é apontada como referência pelo MS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 14:55, por: cdb

Tweet   A decisão política do prefeito Roberto Sobrinho de informatização da rede municipal de saúde, teve como propósito implementar a incorporação de tecnologias de informação no município, com o objetivo de organizar o acesso dos pacientes aos serviços, agilizar processos, impactar na qualidade do atendimento prestado e aperfeiçoar mecanismos de gestão da área de saúde.

  O sistema implantado é o de Regulação e de Identificação do Usuário (Sisreg) que já está presente nas unidades de saúde e no recém inaugurado Centro de Especialidades Médicas. Ele funciona interligando toda a rede de atenção básica ao CEM. São disponibilizadas informações on-line, através do Datasus, para o gerenciamento e operação das Centrais de Regulação. Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram capacitados para operarem o sistema de gerenciamento de centros de saúde permitindo um grande avanço na qualidade do serviço prestado pelo sistema. “O SUS atribui às unidades básicas o papel de órgão provedor da atenção primária à saúde. A estratégia preferencial de organização destes serviços é o Programa de Saúde da Família. E o uso de novas tecnologias em todas as áreas da medicina, auxilia novas descobertas e novas formas de oferecer uma assistência à saúde de melhor qualidade à população”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.

   O modelo escolhido pela prefeitura de Porto Velho, adotado em Florianópolis (SC), é apontado pelo Ministério da Saúde como uma referência para o país. Técnicos da Semusa estiveram na capital catarinense conhecer o sistema. A diretora do Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Karin Cristine Guiller, e o técnico do Ministério da Saúde, João Marcelo da Silva, também estiveram em Porto Velho para ministrar um curso de capacitação aos servidores da Semusa responsáveis pelo sistema.

Por: Joel EliasFotos: Medeiros< Anterior Próximo &gt