Inflação medida pelo IPC-S registra taxa de 0,29%

Arquivado em:
Publicado Segunda, 24 de Novembro de 2003 às 20:13, por: CdB

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), apurado pela Fundação Getúlio Vargas, registrou taxa de 0,29%, acusando elevação de 0,02 ponto percentual acima da taxa apurada na semana passada.

Segundo o Instituto de Economia da FGV, esta ligeira aceleração foi causada pela evolução do item loterias que, isoladamente, teve uma influência de 0,11 ponto percentual no índice.

Segundo a FGV, desconsiderado-se o reajuste pontual deste item, a taxa do IPC-S teria sido de apenas 0,18%, inferior, portanto, à variação de 0,27% relativa à semana imediatamente anterior.

Com variações de, respectivamente, 0,03% e 0,25%, os grupos Alimentação e Habitação (os de maior peso na formação do indicador) exerceram pressão de baixa e acusaram resultados abaixo do da semana anterior.

No sentido contrário, Despesas Diversas (3,16%), em que se enquadram as loterias; Educação, Leitura e Recreação (0,18%); e Transportes (0,02%), que na semana anterior haviam registrado deflações de, respectivamente, menos 0,02% e menos 0,04% acusaram elevações de preços.

Segundo a FGV, o grupo Alimentação prosseguiu seu ciclo de desaceleração iniciado na semana encerrada no dia 03 de novembro, tendo atingido agora nesta semana finda em 17, uma taxa de variação próxima de zero.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo