Inflação acumulada em 12 meses tem sexta queda consecutiva e chega a 5,24% em março

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 07:50, por: cdb

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A inflação oficial (IPCA) acumulada em 12 meses registrou sua menor taxa desde outubro de 2010 ao registrar variação de 5,24% em março deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a sexta queda consecutiva na taxa acumulada, o que aproxima o índice do centro da meta do governo federal, que é 4,5%.

O IPCA acumulado vem registrando quedas desde outubro do ano passado. Naquele período, a taxa passou de 7,31% (a maior em seis anos) em setembro de 2011 para 6,97% em outubro.

Avaliando-se apenas o primeiro trimestre deste ano, a inflação acumulada está em 1,22%, a metade da taxa registrada no primeiro trimestre do ano passado (2,44%).

“O primeiro trimestre de 2011 foi muito influenciado pelos preços dos alimentos. Neste ano, o perfil tem sido bastante diferente. Os alimentos não vêm aumentando tanto. Além disso, serviços importantes como empregados domésticos e aluguel residencial, que têm uma importância muito grande no bolso das pessoas, também vêm apresentando variações mais reduzidas”, disse a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina dos Santos.

Edição: Juliana Andrade