Infecção respiratória leva Pinochet para o hospital

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 16 de setembro de 2004 as 09:09, por: cdb

O ex-ditador Augusto Pinochet foi internado, no final da noite desta quarta-feira, em um hospital militar de Santiago com infecção respiratória aguda. Pinochet está novamente sendo acusado pela Justiça chilena por violações de direitos humanos durante seu governo, além de ser alvo de investigações sobre a origem de contas bancárias milionárias.

– Ele ficará internado até que passe a infecção respiratória – informou em um comunicado o hospital onde está internado.

Pinochet, 88 anos, sofre de cerca de 13 doenças, de acordo com informações divulgadas por um jornal local há duas semanas. Entre essas doenças estariam diabete, anemia, bronquites frequentes, fraturas no ombro e no pulso, além de ter um marca-passo.

Enquanto o general da reserva é atendido pelos médicos, nos tribunais sua defesa tenta barrar um julgamento por violações aos direitos humanos, depois de ele ter perdido a imunidade como ex-governante em agosto. Um outro juiz investiga a origem de milionárias contas secretas do ex-ditador, descobertas nos Estados Unidos pelo Senado desse país.