Indy inova no primeiro GP disputado na Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de maio de 2003 as 01:20, por: cdb

Interessados em atrair o interesse do público pelas corridas da Indy, os dirigentes da Cart decidiram inovar, mudar o local, o tipo de pista, a data da prova e até mesmo o regulamento.

Tudo isso pra chamar a atenção do torcedor. Essas mudanças entrarão em vigor no primeiro GP disputado na Europa em 2003. Com isso, o GP da Inglaterra, quarta etapa do campeonato, acontece nesta segunda, às 10h (horário de Brasília), uma segunda com feriado no país.

Já é o terceiro ano seguido que a categoria corre na Inglaterra, mas desta vez houve uma troca no local. Até o ano passado a prova acontecia no circuito oval de Rockingham neste ano será no circuito misto de Brands Hatch.

A troca aconteceu para facilitar o deslocamento dos torcedores até o local, já que Brandes Hatch fica mais próximo do centro de Londres.

Outro motivo é que o mau tempo poderia atrapalhar a corrida. Sendo em um circuito oval teria de ser cancelada com uma chuva, o que não aconteceria em um misto. Tudo para atrair o público.

O regulamento

Duas mudanças forma feitas no regulamento.

A classificação de domingo foi realizada nos moldes dos circuitos ovais, com apenas um piloto por vez na pista. Foi assim que Paul Tracy conquistou a pole neste domingo, com a marca de 37s006. O piloto canadense, que está na ponta da classificação com 64 pontos, tenta sua quarta vitória consecutiva nesta temporada.

Outra mudança aconteceu na janela obrigatória de pit stops, que foi abolida. Os pilotos terão liberdade para parar nos boxes quando quiserem. A única obrigatoriedade é que sejam dois pits e durante a bandeira verde.

– Acho que essas mudanças são positivas -, afirmou o brasileiro Bruno Junqueira, vice-líder do campeonato com 38 pontos.