Indústria francesa e Senai inauguram setor de pós-venda de automóveis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de outubro de 2001 as 11:24, por: cdb

No contexto da implantação industrial da PSA Peugeot Citroën no Brasil, no município de Porto Real, Estado do Rio de Janeiro e do desenvolvimento das redes comerciais Peugeot e Citroën, o grupo, em parceria com o Ministério Francês da Educação Nacional e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), resolveu criar um pólo de formação para os setores de pós-venda automotiva, inaugurado nesta quinta-feira.

Esse pólo, implantado numa das escolas do SENAI em São Paulo, chama-se: Pólo de formação automotivo franco-brasileiro Peugeot-Citroën – Senai.

O objetivo do pólo é formar as equipes das redes da Peugeot e da Citroën (ou seja 1.200 profissionais por ano) para as especificidades de pós-venda de cada marca nos setores de serviços junto à clientela, manutenção, conserto dos veículos e das novas tecnologias automotivas. E, também, formar pessoas que serão encarregadas, por sua vez, de instruir os profissionais das redes pós-venda Peugeot e Citroën, assim como docentes do SENAI e do sistema educacional brasileiro.

Uma comissão técnica de formação foi instaurada, com seis membros escolhidos entre os parceiros franceses e outros seis entre os parceiros brasileiros. Ela se reúne duas vezes por ano e sua função consiste em supervisionar as atividades realizadas no centro de formação, organizar as diversas ações e determinar as necessidades para o funcionamento.

Esse tipo de parceria já deu provas de sua capacidade no que se refere à formação técnica junto ao setor automotivo. De fato, com a finalidade de profissionalizar os operadores recrutados para trabalharem no centro de produção da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, em uma região sem tradição automotiva forte, a PSA, o Estado do Rio e o SENAI já criaram uma parceria visando favorecer a formação dos jovens para as especialidades do setor (chaparia, pintura, montagem, logística) graças a um centro de formação no município de Resende.

Esse novo compromisso internacional do Ministério Francês da Educação Nacional, ao lado do grupo PSA Peugeot Citroën, enriquece de modo significativo a parceria que existe entre os dois, há mais de trinta anos, nos planos internacional, nacional, acadêmico e local.

A PSA Peugeot Citroën, presente em mais de 140 países, desenvolve uma política a de visão internacional. O grupo tem duas regiões prioritárias : a Europa Central e Mercosul.

O Mercosul (mercado comum que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) continua sendo em 2001 uma das chaves do desenvolvimento internacional da PSA Peugeot Citroën, que pretende atingir 8% de mercado nesta região em 2004.

Para realizar esse projeto, o grupo decidiu, em 1998, implantar uma fábrica no município de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, com uma capacidade de produção de 70.000 veículos por ano em dois turnos , e 100.000 veículos por ano em três turnos.

A produção começou no início de 2001 om o Citroën Xsara Picasso, seguido pela fabricação do Peugeot 206 1.0 em abril deste ano.

Em 2001, a fábrica deverá produzir 21.000 veículos (11.700 Citroën Xsara Picasso e 9.300 Peugeot 206 1.0).

Construída em tempo recorde de dois anos, a fábrica de Porto Real é a primeira do grupo que iniciou uma produção quase simultânea de dois modelos diferentes das marcas Peugeot e Citroën. Mais de 1.000 empregos diretos foram criados em 2001 e o centro de produção gerou outros 2.500, incluindo empregos indiretos.

Fábrica modelo, Porto Real conta com três trunfos da maior importância : uma organização dos fluxos de produção particularmente eficiente, uma linha hierárquica curta, valorizando a iniciativa individual e uma preocupação permanente com a proteção do meio ambiente.

O centro de produção de Porto Real também é o primeiro do grupo onde foi implantado um tecnopolo para os fornecedores ao lado da fábrica. O objetivo é permitir as entregas com um fluxo sincronizado, reduzindo os custos e os prazos de abastecimento.

A implantação da PSA Peugeot Citroën n