Indústria e comércio colocam Spam na mira

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Publicado Segunda, 10 de Novembro de 2003 às 23:02, por: CdB

Não é de agora que o recebimento de mensagens indesejadas, os chamados spams, incomoda os internautas. Agora, o problema foi bater à porta de representantes da indústria e comércio, que constataram que a promissora ferramenta de e-mail marketing tornou-se, na realidade, instrumento de contra-propaganda.
 
Para racionalizar o uso do correio eletrônico para fins de marketing, o setor se reuniu e elaborou o 'Código de Ética Anti-Spam', que será lançado nesta terça-feira pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

O objetivo, segundo a entidade, é utilizar o código para auto-regulamentação da atividade comercial via e-mail. Ou seja: definir regras para as cada vez mais utilizadas campanhas de e-mail marketing e publicidade eletrônica, a fim de evitar que a ferramenta traga riscos à imagem da empresa. Uma das propostas é a opção para o internauta de continuar ou não recebendo mensagens sobre determinado produto ou empresa.

Prova de que o temor em relação às mensagens indesejadas está mobilizando indústria e comércio é que, além do lançamento do código, está agendado para este mês um seminário sobre o tema, o Spam 2003.
 
Promovido pela Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), o evento se realizará no dia 24 e é destinado a usuários de Internet, provedores, operadoras, advogados e empresários.
 
Dentre os temas propostos, há iniciativas para evitar a ação de spammers, riscos e prejuízos para empresas, novas tecnologias, responsabilidade dos provedores de acesso, critérios para e-mail marketing e a ameaça do lixo eletrônico.

Haverá ainda exposição dos projetos de lei que versam sobre o assunto em tramitação, dos aspectos legais relacionados à prática de spamming e debate sobre as controvérsias no meio jurídico.

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Edição digital

 

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