Indígenas universitários lançam portal sobre a história dos índios no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de outubro de 2011 as 13:14, por: cdb

Com o objetivo de auxiliar professores e alunos noestudo da História e das Culturas Indígenas no Brasil, um grupo de seis índiosuniversitários lançou na última quarta-feira, dia 12 de outubro, o site “ÍndioEduca”. A proposta conta com o apoio da ONG Thydêwá e faz parte do Plano deAção Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial eÉtica (Japer).

Através de textos e conteúdos multimídias, osestudantes Alex Macuxi e Sabrynna Taurepang (Roraima), Amaré Krahô-Kanela(Tocantis), Aracy Tupinambá (Rio de Janeiro), Marina Terena e Micheli Kaiowa(Mato Grosso do Sul), irão dialogar com os visitantes sobre as seguintestemáticas: “O que é ser índio hoje?”, “Índio come gente?”, ”Índio mora emOca?”, ”Índio anda nu?” e “Mitos e Verdades”.

Relembrando o dia 12 de outubro de 1492, quandoCristovão Colombo pisou na América e iniciou os processos de invasão egenocídio, os estudantes decidiram inaugurar o site, no último dia 12, buscandoalertar as pessoas, principalmente as crianças, para as diversas realidades queos povos indígenas vivem na sociedade.

Os interessados podem conhecer o site através doendereço: www.indioeduca.org