Índice de empresas que negociam na Web chega a 29% em SP

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Publicado quinta-feira, 25 de março de 2010 as 15:13, por: cdb

Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sobre negócios realizados pela web, que apontou a marca de 29% das empresas em São Paulo que compram ou vendem pela rede. Realizado com 500 gestores de todos os segmentos da cidade de São Paulo e concluído em janeiro de 2010, o estudo identificou a indústria como o setor que mais vende online – 13% delas afirmaram vender na rede, ante 12% do comércio atacadista e apenas 3% de serviços.

Já os segmentos de serviços e comércio atacadista destacam-se como maiores compradores pela internet, com a adesão de 16% e 15% das empresas de cada setor, respectivamente. Seguindo esse ritmo o e-commerce poderá crescer 30% anualmente pelo período de cinco anos, de acordo com as estimativas do diretor-executivo da Camara-e.net, Gerson Rolim.

Associado a este indicador, estão os dados sobre vendas on-line da consultoria e-bit. Em 2009, o país acumulou 11 bilhões de reais por meio de negócios concretizados na rede – um aumento de 30% em relação a 2008. Para este ano, a previsão é de que o e-commerce atinja um patamar de 14 bilhões de reais. Diante desse mercado, o e-bit contabilizou 17,5 milhões de consumidores que efetuaram compras pela internet. A estimativa para 2010 é de que esse número ultrapasse os 23 milhões.

“Essa forte demanda se deve por que 86% dos clientes confiam nas lojas virtuais visitadas”, afirma a superintendente de marketing da ACSP, Sandra Turchi.