Índice de Confiança da Indústria tem alta de 1,1% em dezembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 as 09:26, por: cdb
O aumento registrado no ISA veio sobretudo do indicador de nível de demanda
O aumento registrado no ISA veio sobretudo do indicador de nível de demanda

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,1 % em dezembro em relação ao registrado no final do mês anterior, ao passar de 105,2 para 106,4 pontos, de acordo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira.

Segundo a FGV, a melhora da confiança neste mês, depois de ter recuado em novembro, foi influenciado principalmente por aumento das perspectivas em relação aos próximos meses.

O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,9 % no período, para 106,2 pontos, o maior patamar desde junho de 2011 (106,5 pontos). Já o Índice da Situação Atual (ISA) chegou a 106,5 pontos, alta de 0,3 % em relação a novembro, igualando-se à média histórica recente.

– A evolução da confiança da indústria nos últimos meses revela uma trajetória moderada de crescimento do setor, sinalizando uma possível aceleração ao longo do primeiro semestre de 2013 – informou a FGV.

O aumento registrado no ISA veio sobretudo do indicador de nível de demanda especialmente a externa, com alta de 1,0 %  em relação a novembro, passando para 104,6 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) alcançou 84,1 % em dezembro, ante 84 %  em novembro.