Índia testa novo míssil de alcance médio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de abril de 2003 as 12:59, por: cdb

A Índia testou com sucesso um novo míssil de alcance médio de tecnologia avançada denominado “Prithvi”, informou nesta terça-feira a agência de notícias local PTI.

O lançamento foi feito do campo de provas de Chandipur, no estado indiano de Orissa, e os técnicos do Exército e da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa consideraram que está pronto para ser usado.

O míssil, de 8,56 metros de comprimento e 4,6 toneladas de peso, colocado sobre uma plataforma de lançamento móvel, tem um alcance de entre 150 e 250 quilômetros e pode ser utilizado em terra, mar e ar.

O aparelho, que utiliza combustíveis sólido e líquido, pode alcançar um alvo situado a 150 quilômetros em cinco minutos, segundo a informação da agência. A distância é suficiente para atingir um alvo no território do Paquistão.

Os primeiros testes deste tipo de míssil foram feitos na Índia em 1988 e o último em 26 de março.

A indústria e as forças armadas indianas informaram nos últimos meses de testes de diversos tipos de mísseis de curto, médio e longo alcance, alguns deles capazes de transportar ogivas nucleares.

As relações entre a Índia e o Paquistão, as duas potências nucleares do sul da Ásia, são tensas e ambos os países mantêm um desafio constante em matéria armamentista.

Além disso, a Índia tem divergências sobre questões fronteiriças com outros países vizinhos, como China e Bangladesh.