Índia e Paquistão retomam laços diplomáticos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de maio de 2003 as 08:30, por: cdb

A Índia e o Paquistão concordaram em retomar os laços diplomáticos, assim como os vôos entre os dois países. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, num discurso feito no Parlamento.

A decisão acontece depois de um telefonema entre os primeiros-ministros dos dois países, na segunda-feira. A conversa, assim como subseqüentes ofertas de diálogo por parte do Paquistão, estão sendo vistas como um sinal de que ambos os lados estão dispostos a superar suas diferenças, particularmente no que se refere à disputa sobre a Caxemira.

A disputa sobre a região já fez com que os dois países travassem três guerras mas correspondentes dizem ser improvável que os dois líderes se encontrem no futuro próximo.

No início desta semana, Vajpayee disse num encontro de seu partido que ele não tinha aceitado um convite para visitar o Paquistão.

Apesar das ações diplomáticas, a violência tem aumentado nos últimos dias na parte da Caxemira administrada pela Índia.

O telefonema de 10 minutos entre os dois líderes, segundo Islamabad, encerrou um impasse de 18 meses entre os dois lados. Vajpayee havia proposto negociações em meados de abril, durante um discurso feito na cidade de Srinagar.

Esse foi o primeiro pronunciamento público feito por um primeiro-ministro indiano na região do vale da Caxemira – dominada por muçulmanos – em 16 anos.