Inclusão social – Cras Olavo Costa oferece lazer e aprendizado a idosos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 13:53, por: cdb

JUIZ DE FORA – 18/4/2012 – 16:49

Inclusão social – Cras Olavo Costa oferece lazer e aprendizado a idosos

Em funcionamento há cerca de três anos, o Grupo do Amor, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Olavo Costa, atende idosos do bairro e adjacências com palestras e oficinas temáticas que visam o lazer e o aprendizado através da prática inclusiva. Mais do que uma iniciativa socioassistencial, o projeto figura como um espaço para a troca de experiências e a interação entre os participantes.

“O Grupo do Amor é um das iniciativas mais bem-sucedidas do Cras Olavo Costa. O que começou como um pequeno projeto transformou-se em parte fundamental do dia-a-dia de nossa unidade e das famílias de nossos atendidos. Todos os membros participam efetivamente de todas as atividades, e o Grupo tem uma aceitação muito boa dentro da comunidade”, destaca o coordenador do Cras Olavo Costa, Leandro Ribeiro.

O Grupo reúne-se quinzenalmente, às quintas-feiras, em encontros com duração de três horas. As palestras realizadas têm como foco temas relacionados à saúde, atividade física e alimentação, e as oficinas, ministradas por profissionais convidados, oferecem técnicas de áreas como artesanato, desenho e pintura. Atualmente, o projeto atende cerca de 20 idosos, com idades a partir de 65 anos.

Leandro Ribeiro destaca que o Cras Olavo Costa tem como objetivo ampliar a atuação do projeto dentro da comunidade. “Acreditamos o Grupo do Amor é uma iniciativa que tem o potencial necessário para auxiliar na construção de um novo cenário dentro de nossa região de atuação. Por isso, nossa ideia é aprimorar, ainda mais, o serviço oferecido a nossos beneficiários”, completa.

A unidade
O Cras é um equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que atua como porta de entrada para os serviços da Proteção Básica, além de receber e promover encaminhamentos para a Proteção Especial. Presta atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Organiza informações sobre o território onde se localiza e articula com toda a rede disponível para atender as necessidades das famílias. A unidade da Vila Olavo Costa fica localizada na Rua da Esperança 69. O telefone para contato é o 3690-7324.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL