Incêndio florestal deixa três bombeiros mortos na França

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de setembro de 2003 as 23:28, por: cdb

Três bombeiros morreram carbonizados na noite desta segunda-feira quando o caminhão em que estavam foi envolvido pelas chamas de um incêndio que combatiam no maciço de Maures, sudeste da França. O fato aconteceu na estrada próxima da cidade de Cogolin.

Os três homens, um bombeiro profissional e outros dois voluntários do quartel de La Seyne, perto de Toulon, não conseguiram sair da cabine. O segundo caminhão pôde “atravessar a cortina de fogo” e seus três ocupantes nada sofreram.

Mais de mil bombeiros combateram os últimos incêndios nas florestas no sul da França. Autoridades disseram que mais de 54 mil hectares foram devastados pelo fogo no verão deste ano.

O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy disse em uma visita à região sul, onde novos incêndios atingiram os montes perto do resort de St Tropez na Riviera no domingo, que 24 suspeitos de serem incendiários foram presos. “(Os 54 mil hectares) são o pior número em 15 anos”, disse Sarkozy a repórteres.

Aeronaves, incluindo dois helicópteros emprestados pela Rússia, derramaram água na floresta em chamas nas áreas do sul, bastante afetadas pelo verão quente e seco.

Os incêndios perto de St Tropez se espalharam rapidamente durante à noite, queimando várias casas e destruindo 1,5 mil hectares de floresta. Rajadas de vento atingiram a região na tarde de segunda-feira, dificultando o trabalho dos bombeiros.

Na ilha próxima de Córsega, quatro pessoas sofreram queimaduras graves quando os incêndios acabaram com 8 mil hectares de florestas no final de semana. Quinze pessoas foram tratadas por inalarem fumaça. O fogo destruiu 26 casas e cortou o fornecimento de energia.

Quatro turistas morreram em um incêndio que atingiu as florestas no sul da França no final de julho e começo de agosto.