Incêndio em trem mata 12 na França

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 6 de novembro de 2002 as 16:46, por: cdb

Pelo menos 12 pessoas morreram e 10 ficaram feridas em conseqüência de um incêndio que se alastrou por dois vagões de um trem de passageiros que seguia, na madrugada desta quarta-feira, de Paris, na França, para Viena, na Áustria.

O incêndio foi detectado assim que o trem partiu de Nancy, a 322 quilômetros da capital francesa, segundo o Departamento de Bombeiros local.

O fogo foi percebido por um funcionário da companhia de trens, que viu fumaça em um dos vagões quando a composição deixava a estação ferroviária.

As autoridades disseram acreditar que o incêndio tenha sido acidental, possivelmente provocado por um curto-circuito no sistema de calefação. Os mortos foram intoxicados pela fumaça enquanto viajavam nos vagões-dormitório. Entre as vítimas fatais está uma criança.

“A catástrofe ganhou proporções maiores porque aconteceu em um espaço fechado”, disse o chefe dos bombeiros, Jean-Louis Modere. “O fogo era limitado, mas a quantidade de fumaça rapidamente tornou-se trágica”.

Cerca de 150 pessoas, entre franceses e estrangeiros, estavam a bordo do trem. Os feridos, que incluíam britânicos, norte-americanos e alemães, foram levados para um hospital universitário em Nancy.

Acidentes fatais são extremamente raros no sistema ferroviário francês, que detém um recorde de segurança invejado por outros países europeus.