Incêndio ameaça cidade histórica portuguesa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 12 de setembro de 2003 as 17:47, por: cdb

Um violento incêndio ameaça a cidade de Mafra, cerca de 60 quilômetros ao noroeste de Lisboa, onde se localizam um histórico convento e um importante museu que já serviu de residência dos reis de Portugal. A emissora de televisão SIC Notícias informou que o incêndio já destruiu 12 casas, e várias pessoas tiveram de ser atendidas devido à asfixia decorrente das chamas.

Uma fonte da Defesa Civil definiu a situação como “muito preocupante” em Mafra, já que o fogo não pôde ser controlado, apesar da presença de 300 bombeiros. O Convento de Mafra é considerado uma jóia da arquitetura e foi fonte de inspiração do livro “Memorial do Convento”, do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago.

O incêndio tinha sido considerado extinto esta manhã, mas, ao meio-dia, as chamas ressurgiram em vários pontos da cidade. Enquanto isso, o Centro Nacional de Socorros informou que o incêndio na cidade de Monchique, zona turística de Algarve, já destruiu cerca de 30 casas, mais de 200 pessoas foram evacuadas, e se espera uma madrugada complicada nessa região do sul de Portugal.