Inauguração da Árvore de Natal é adiada após ventania

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 20 de novembro de 2015 as 14:27, por: cdb

Por Redação, com agências – do Rio de Janeiro:

Uma forte ventania que atingiu o Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira, destruindo e danificando a estrutura da Árvore de Natal da Lagoa, fez com que os organizadores transferisse a inauguração para outro dia, informou a empresa responsável pela montagem da árvore desde a sua primeira edição, em 1996.

De acordo com a assessoria da empresa, equipe de engenheiros contratados estão avaliando a extensão do danos , o incidente não deixou ninguém ferido. A inauguração estava marcada para o próximo dia 28 deste mês.

A moradora da região Lucia Figueira, disse que ficou surpresa com a queda da árvore, “eu caminho todo dia e ela estava praticamente pronta”. Todo ano vejo a evolução dela.

Um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore da Lagoa já se tornou referência internacional de Natal
Um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore da Lagoa já se tornou referência internacional de Natal

O espetáculo de inauguração da Árvore, um dos marcos do início das comemorações das festas de fim de ano do Rio,  no Parque do Cantagalo,  estava marcado a apresentação da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus e Cia. Nós da Dança, e participação do Coral da Fundação Bradesco e dos cantores Daniel, Giulia Soncini e Simone. O espetáculo, com entrada franca, seria apresentado pelo ator Otaviano Costa.

Um dos três maiores eventos da cidade, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore da Lagoa já se tornou referência internacional de Natal, atraindo a atenção de milhares de pessoas de todos os cantos do País e do exterior. Desde 1996, ano da primeira edição, a Árvore conta com o patrocínio exclusivo do Grupo Bradesco Seguros, segurador oficial e patrocinador dos Jogos Rio 2016, e o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Composta por 3,3 milhões de microlâmpadas, 200 mil a mais do que em 2014, 140 km de mangueiras luminosas, contra 120 km da edição anterior, 100 refletores de led e 2.150 estrobos, a cenografia da 20ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros, assinada por Abel Gomes, levará a uma reflexão sobre a renovação ao longo do ciclo da vida. Passando por cinco fases cenográficas, o espetáculo de luzes, cores e sons terá início com Gotas de Chuva que surgirão em um fundo azul, que dará lugar ao verde, fazendo com que plantas da mesma cor brotem por toda a parte. Em seguida, flores vermelhas vão nascer e logo se destacar, simbolizando a magia do renascer.

Com 85 metros de altura, o equivalente à de um edifício de 28 andares, a Árvore de Natal da Bradesco Seguros pesa 542 toneladas e seu “esqueleto” é formado por 24 km de estruturas tubulares. A Árvore está sendo montada sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores, que pesam entre 12 e 16 toneladas, interligados por vigas.

A megaestrutura da edição 2015 da maior árvore de Natal flutuante do mundo começou a ser montada em 16 de setembro, com a chegada dos flutuadores que compõem o arranjo naval para sustentação da Árvore à Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas (Saoa), às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.