Imprensa que combateu a ditadura é resgatada em coleção de DVDs

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 20 de junho de 2011 as 23:44, por: cdb

(1’21” / 317 Kb) – Ainda neste mês, o Instituto Vladimir Herzog apresentará a coletânea “Os Protagonistas dessa História”. Composto por 12 DVDs, o material reúne depoimentos de 60 jornalistas que combateram a ditadura civil-militar no Brasil, produzindo e distribuindo jornais que contestavam o regime.

A coleção produzida pelo projeto “Resistir é Preciso”, documenta a história da imprensa brasileira “que nasceu, cresceu e se expandiu no exílio, na clandestinidade e até nas bancas de jornal.” Ao todo, foram pesquisados mais de 300 jornais editados entre as décadas de 1960 e 1970.

Reynaldo Jardim, Paulo Moreira Leite, Juca Kfouri, Fernando Moraes, Audálio Dantas e Carlos Azevedo estão entre os profissionais entrevistados. A coleção de DVDs será distribuída a bibliotecas e universidades.

Um dos objetivos dos organizadores do projeto é preservar parte importante da História recente do Brasil, com a formação de um acervo multimídia, com foco nos desdobramentos do Golpe de 1964.  A trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog é o ponto de partida. Integrante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ele foi torturado e morto em 1975 por agentes da ditadura.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

17/06/11