Imposto de Renda: Programa para declaração traz novidades

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de março de 2003 as 22:26, por: cdb

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira o programa para a declaração de Imposto de Renda. As novidades do programa foram anunciadas pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, e pelo supervisor de Aplicativos, Cristóvão Barcelos Nóbrega.

As novas declarações têm campos específicos para que o contribuinte titular informe o valor dos rendimentos e o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de seus dependentes, no caso de a declaração ser feita em conjunto. “Com essa novidade os dependentes não precisarão fazer a declaração de isento”, explicou supervisor nacional do Imposto de Renda.

Outra novidade é o agendamento do pagamento. As parcelas são calculadas com a taxa Selic inclusa, mas ele só pode ser feito para quem tem conta no Banco do Brasil. O contribuinte também poderá pagar a primeira cota ou a cota única no caixa eletrônico. “Antes, esse pagamento só podia ser feito no próprio caixa.

É importante ressaltar que o contribuinte que quiser adotar este sistema precisa configurar corretamente a impressora, caso contrário, pode acontecer um erro e o código de barra não será lido”, salientou Cristóvão Barcelos Nóbrega.