Ilha do Governador recebe 25ª unidade do programa Farmácia Popular

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 17 de setembro de 2004 as 15:49, por: cdb

O Ministério da Saúde inaugurou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a primeira unidade do Programa Farmácia Popular implantada em parceria com o Ministério da Defesa. A farmácia é a segunda lançada no Rio de Janeiro e fica localizada na Ilha do Governador, na Praia do Galeão, número 92, numa área de 300 m², cedida pela Aeronáutica, e tem a expectativa inicial de realizar 200 atendimentos por dia.

A coordenadora nacional do programa, Jamaira Giora, disse que agora são 25 unidades em funcionamento no país, desde que o projeto foi lançada no dia 7 de junho passado. Segundo ela, a farmácia da Ilha não fica em local de grande fluxo de pedestre, como a da Praça XV, que registra o maior número de atendimentos do programa no país, em média, 600 por dia.

– É um local de grande fluxo de carros. Mas fica próxima a pontos de ônibus que são importantes para essa região. Nós estamos trabalhando na possibilidade da implantação de outra farmácia no Rio, agora em conjunto com o Exército, porque é uma parceria muito importante – afirmou.

Jamaira Giora disse que a nova unidade do Rio deverá ser instalada no bairro de Deodoro, onde fica a Vila Militar do Exército. Explicou que a ampliação de parcerias do programa, que antes se restringia apenas aos municípios, vai garantir a meta de criação de 100 farmácias populares este ano.

O programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde garante atendimento irrestrito a qualquer tipo de pessoa. A única exigência é a apresentação de uma receita médica, da rede pública ou privada, para se ter acesso aos medicamentos oferecidos por preços mais baratos, que adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz junto aos laboratórios públicos e privados.