IEF flagra palmiteiros irregulares em Teresópolis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008 as 08:18, por: cdb

Agentes do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) flagraram três homens com 50 quilos de palmito, colhido no interior da unidade, em Teresópolis. Para recolher o palmito do tipo juçara, o trio derrubou cerca de 70 árvores, muitas das quais ainda não plenamente desenvolvidas, além de outras árvores nativas para fabricar cabos de ferramentas agrícolas.

A ação dos palmiteiros é um dos problemas ambientais no Parque dos Três Picos, que abrange áreas de quatro municípios (Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim). Após receber as denúncias de moradores sobre a ação dos palmiteiros, os fiscais tiveram de montar um esquema de vigilância para flagrar a quadrilha, que costumava devastar diariamente entre 50 a 70 árvores de palmito. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.

Os três homens foram levados para a 110ª Delegacia, em Teresópolis, e autuados por crime ambiental. O processo também prevê multa administrativa, que pode chegar a R$ 100 por unidade de palmito apreendida.

O administrador do parque, Adriano Luz Correia Pinto, destacou que a participação da comunidade é fundamental para coibir as infrações e crimes ambientais, já que o parque ocupa uma área extensa, com cerca de 466 quilômetros quadrados.

Graças a uma outra denúncia de moradores, 17 pássaros que eram mantidos em cativeiro, também em Teresópolis, foram apreendidos na semana passada.