Idosos prestigiam entrega da sede de centro de convivência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 16:01, por: cdb

O nome do tradicional ‘Centro de Convivência Vida Nova’ não poderia ser mais adequado. Nesta segunda-feira (27), a prefeitura, por meio da Seas (Secretaria de Assistência Social), reuniu centenas de idosos na entrega da nova sede do Ceconv, na Avenida Francisco Glicério, 647, José Menino. Vinculado ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e com objetivo de fortalecer vínculos familiares e garantir o envelhecimento saudável, o equipamento retomará as atividades na próxima segunda-feira (5).

A uma quadra da praia, o terreno de 900 m² abriga um sobrado, amplo espaço ao ar livre e anexo, que ganharão vida com a presença mensal de aproximadamente quatro mil pessoas acima dos 60 anos. As novas instalações oferecem mais qualidade no atendimento, segurança e dois diferenciais apontados pelo prefeito João Paulo Tavares Papa.

Um deles é a sala de informática com acesso à internet, pedido antigo dos usuários. O outro é a utilização do Orquidário, depois de inaugurado, como extensão do centro do convivência. “A proximidade com o parque permitirá a integração diária. Os idosos gostaram muito da ideia e criaram um grupo de amigos do Orquidário Municipal para fazer do parque um jardim do Ceconv”.

As aulas de pintura em tela e tecido serão realizadas no térreo. Já no andar superior ficarão a biblioteca e as salas para atividades musicais, computação, tricô e crochê, entre outras. No anexo acontecerão as aulas de ginástica (rítmica e geriátrica), de dança (de salão, do ventre, cigana, ritmos brasileiros), de reciclagem cultural e de línguas (inglês, espanhol, alemão e francês).

Moradora do Campo Grande, Thereza Gianini, de 74 anos, é uma das que encaram o Ceconv como ferramenta contra a depressão. “Aqui esqueço de tudo e a gente não fica com estresse”. Deusana Campos, 67 anos, e do mesmo bairro, aproveitou para conhecer o novo local. “É muito bonito, tem acesso mais fácil para gente e também é bem limpo”.