Idosos podem pedir visita de funcionário para recadastramento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de novembro de 2003 as 11:23, por: cdb

Os idosos com mais de 90 anos não precisam mais correr aos postos do INSS para se recadastrar, porque não há mais prazo para o fim do recadastramento. E aqueles com dificuldade de locomoção podem pedir por telefone a visita de um funcionário da Previdência na sua própria casa. A garantia foi dada hoje pelo ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, após reunião de uma hora com representantes de várias entidades que trabalham com idosos.

Berzoini voltou a pedir desculpas pelo constrangimento causado na semana passada com o bloqueio do pagamento dos benefícios aos idosos com mais de 90 anos. Ele admitiu que faltou diálogo com a sociedade civil, “mas agora é hora de olhar para o futuro”. Segundo Berzoini, nos quatro dias em que a medida vigorou, 5 mil idosos se recadastraram em todo o país e foram identificados 29 benefícios pagos irregularmente.

O ministro anunciou que já está pronto o decreto recriando os Conselhos Consultivos da Previdência. Serão 102 conselhos, onde governo, empresários e sociedade civil farão um debate permanente sobre o serviço prestado pelo INSS. Os representantes das organizações não-governamentais querem maior participação da sociedade civil na reformulação da Previdência e defendem que o combate à fraude é dever de todo cidadão brasileiro.