Ibope: Lula a dois pontos percentuais da vitória no primeiro turno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de outubro de 2002 as 01:16, por: cdb

O instituto Ibope divulgou, nesta terça-feira à noite, uma nova pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais do próximo domingo. Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), aparece a dois pontos percentuais da vitória no primeiro turno.

Lula tem 48 por cento dos votos válidos, enquanto seus adversários mais próximos, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e Anthony Garotinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), aparecem com 21 e 18 por cento, respectivamente.

Em quarto lugar, Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista (PPS), conta com 12 por cento dos votos válidos. Também pontuando, Zé Maria, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), tem 1 por cento.

Já na pesquisa que considera os votos brancos e nulos, Lula despontou com dois pontos percentuais a mais do que na semana passada, saindo de 41 para 43 por cento das intenções de voto.

Serra e Garotinho avançaram um ponto, cada um, e, levando em conta a margem de erro de 1,8 ponto percentual, ainda aparecem em situação de empate técnico. O ex-ministro da Saúde tem 19 por cento e o candidato do PSB, 16 por cento.

Ciro Gomes recuou de 12 para 11 por cento e Zé Maria, após passar as duas últimas pesquisas do Ibope sem pontuar, ressurgiu com 1 por cento.

Na simulação de segundo turno, Lula vence todos os eventuais confrontos.

Contra Serra, o presidente de honra do PT venceria por 55 a 35 por cento. No duelo com Garotinho, Lula teria 54 por cento e o ex-governador do Rio, 35 por cento. Contra Ciro, venceria pela margem mais folgada: 57 a 31 por cento.

O Ibope ouviu 3.000 eleitores de 203 municípios em todos os estados brasileiros entre os dias 28 e 30 de setembro.