IBGE revela que 49,6% da população se concentra na área rural

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 10:39, por: cdb

 Quase metade da população ativa do país (49,6%) está concentrada na área rural, desenvolvendo atividades relacionadas à agricultura e para o próprio sustento, como trabalhos artesanais e domésticos.

O nível de ocupação no campo é maior do que na área urbana na faixa dos 10 aos 19 anos. Depois, volta a crescer a partir dos 45 anos de idade. Os dados fazem parte da publicação sobre Trabalho e Rendimento, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos resultados do Censo Demográfico 2000.

A explicação, segundo o IBGE, é que o trabalho na área rural envolve toda a família, desde as primeiras idades, até as mais idosas. Em todas as faixas de idade abaixo de 60 anos da população rural e nas compreendidas entre 16 e 44 anos da urbana, os níveis de ocupação da região Sul superaram os das demais regiões. Já a região Sudeste apresentou os mais baixos níveis da ocupação para os grupos das idades inferiores a 16 anos e superiores a 49 anos, tanto no contingente urbano como no rural.

A pesquisa destaca que a participação das mulheres na população ocupada mostrou crescimento com o aumento da idade até alcançar o máximo (40,1%) nos grupos entre 35 a 39 anos e de 40 e 44 anos e que é maior na região Sul. O percentual de 44% é quase o dobro da região Centro-Oeste, onde 22% da população feminina trabalham na área rural, o que é atribuído a uma característica regional.