Hospital tem programa de ensino para crianças internadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 as 12:50, por: cdb

O Hospital Municipal Dr. Benigno Melo, conhecido como Hospital da Criança, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, disponibiliza o trabalho de Classe Hospitalar, em parceria com a Secretaria de Educação. Trata-se de um serviço diferenciado, da área de Psicopedagogia, utilizado a fim de evitar que as crianças internadas percam o conteúdo escolar.

Além dessa instituição, apenas o Hospital Universitário Pedro Enesto, no Rio de Janeiro, oferece o serviço. Ao todo, no Brasil, existem onze classes hospitalares.

O acompanhamento é realizado através de uma equipe que envolve pedagogas, psicopedagogas e psicólogas do hospital. O conteúdo é transmitido a cada quatro crianças durante o período em que estão internadas e o tempo máximo de permanência no programa é de seis meses.

– Realizamos visitas institucionais na rede de ensino e a prova é aplicada por nossa equipe no hospital. Ao todo, dez crianças, a partir de cinco a oito dias de internação, já foram atendidas em um ano de funcionamento da Classe Hospitalar –, informou a psicopedagoga e coordenadora do projeto, Nívea Regina Medeiros.

A proposta prevê atendimento ambulatorial; estimulação essencial, em caso de atraso neuropsicomotor; contato com a família, realizado por meio de entrevista inicial, acolhida, acompanhamento psicológico e oficinas; recreação e brinquedoteca