Homens-bomba lançam ataques no Afeganistão e deixam 4 mortos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de maio de 2011 as 12:55, por: cdb

Homens-bomba lançam ataques no Afeganistão e deixam 4 mortos

Por Jalil Ahmad

HERAT, Afeganistão (Reuters) – Insurgentes do Taliban liderados por suicidas lançaram ataques contra uma base militar italiana e perto de um prédio governamental na cidade principal da região oeste do Afeganistão na segunda-feira, matando quatro pessoas e ferindo dezenas, disseram autoridades.

O chefe de polícia da província de Herat, Sayed Aqa Saqib, disse que os homens-bomba atingiram o centro da cidade de Herat, nas proximidades de um prédio do Departamento de Transportes e de um ponto de ônibus, e em frente à base comandada por forças italianas nos arredores da cidade.

Os ataques, que duraram várias horas, foram especialmente preocupantes porque Herat, cidade normalmente pacífica situada perto da fronteira com o Irã, é uma das sete áreas onde a entrega gradual da responsabilidade pela segurança, das forças estrangeiras para as afegãs, está previsto para começar em julho.

A entrega faz parte de um processo que levará à saída de todas as tropas de combate estrangeiras do Afeganistão até o término de 2014. Alguns parlamentares e analistas norte-americanos questionam a conveniência desse cronograma, com a violência ainda em níveis tão altos.

Dawood Saba, o governador da província de Herat, disse que um suicida em uma caminhonete detonou os explosivos presos a seu corpo na entrada da base italiana.

O Taliban reivindicou a autoria os dois ataques. O porta-voz Qari Yousuf Ahmadi disse à Reuters pelo telefone, falando desde local não revelado, que quatro militantes tinham lançado os ataques.

Ele disse que a intenção era que a bomba no veículo que explodiu no centro da cidade também atacasse a base italiana, mas que tropas afegãs a haviam interceptado e que a explosão se deu antes do horário previsto.

Reuters