Homem-bomba mata pelo menos 10 pessoas no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 08:41, por: cdb

Homem-bomba mata pelo menos 10 pessoas no Afeganistão

CABUL, 4 Abr (Reuters) – Um homem-bomba detonou seus explosivos nesta quarta-feira na província afegã de Faryab, no norte do país, matando pelo menos 10 pessoas, incluindo quatro soldados norte-americanos que haviam saído de sua base para tirar fotografias em um parque, informou a polícia afegã.

Os corpos dos soldados mortos estavam em uma calçada encharcada de sangue ao lado de uma perna explodida e um capacete. A polícia afegã correu para tentar colocar os soldados em veículos.

Os soldados norte-americanos estavam tirando fotografias turísticas em um parque próximo, em Maymana, capital da província relativamente pacífica de Faryab, quando foram alvejados, disse o chefe da polícia provincial, general Abdul Khaliq Aqsai, à Reuters.

Quatro civis e dois policiais afegãos também foram mortos no ataque, que feriu outros cinco afegãos, meses antes do início do verão, quando tradicionalmente ocorrem conflitos, informou Aqsai.

“Avisamos eles (norte-americanos) para não andar ao redor da cidade”, disse Aqsai, acrescentando que testemunhas disseram que o suicida caminhou até eles e gritou “Allahu Akbar” (Deus é maior) antes de detonar seu colete.

A Força Internacional de Assistência para Segurança da Otan (Isaf) informou que três de seus membros em serviço haviam sido mortos ao norte por um dispositivo explosivo improvisado. Um porta-voz se recusou a citar a nacionalidade dos soldados, ou onde a explosão ocorreu.

(Reportagem de Hamid Shalizi)

Reuters