Hitler quis sequestrar o papa Pio XII, diz jornal católico

Arquivado em:
Publicado Sábado, 15 de Janeiro de 2005 às 19:03, por: CdB

O ditador alemão Adolf Hitler deu a seus generais ordem direta para sequestrar o papa Pio XII durante a Segunda Guerra Mundial, mas os militares não o obedeceram, disse neste sábado o principal jornal católico da Itália.

O Avvenire, que pertence a Conferência Italiana de Bispos Católicos, disse que apareceram novos detalhes da trama em documentos apresentados ao Vaticano para apoiar santificação do pontífice.


As supostas tramas para sequestrar o papa durante a ocupação alemã da Itália já haviam sido indicadas por alguns historiadores, mas a reportagem de uma página publicada no Avvenire disse que os detalhes eram desconhecidos até agora.

Avvenire disse que Hitler temia que o papa fosse um obstáculo para seus planos de dominação mundial e além disso o ditador queria abolir o cristianismo e impor o nacionalismo social como uma espécie de nova religião global.

O jornal disse que um complô, que foi denominado de Operação Rabat, foi planejado originalmente para 1943 mas não foi levado adiante por razões não especificadas. Também reconhece que em 1944, pouco antes dos alemães se retirarem de Roma, o general da SS Karl Friedrich Otto Wolff recebeu a missão para sequestrar o papa de Hitler.

Ainda segundo a reportagem, Wolff contou ao papa sobre as ordens de Hitler e assegurou que não tinha intenção de sequestrá-lo, mas disse ao pontífice que tivesse cuidado "pois a situação (em Roma) era confusa e cheia de riscos".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo