Hipertensão é o principal vilão do coração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de setembro de 2009 as 10:14, por: cdb

A hipertensão arterial é o principal vilão do coração, sendo responsável direto por milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. O alerta é Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Dentre as principais causas das doenças cardíacas como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. O Dia Mundial do Coração é comemorado neste domingo.

Quando não controlada, isto é, quando acima de 140 / 90 mmHg,  a pressão arterial causa lesões na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos, que produzem uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, isto é, fica inchado. Em conseqüência, o paciente tem insuficiência cardíaca, apresentando sintomas como falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.

A pressão muito alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que são as artérias que nutrem o coração, podendo levar ao infarto. Assim, uma das melhores maneiras de prevenir doenças cardíacas, além de diminuir o peso e parar de fumar, é controlar muito bem a pressão arterial.

Para conseguir este controle, a Sociedade alerta que é preciso fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos controlados, e principalmente tomar corretamente a medicação para diminuir a pressão arterial conforme o médico prescrever.