Hillary vê o que a imprensa não enxerga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 09:08, por: cdb

Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana, vê o que a nossa mídia e a nossa oposição não querem enxergar: o Brasil é um exemplo no mundo na luta contra a corrupção.

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos, ao participar, em Brasília, da 1ª Conferência da Parceria em prol de Governo Aberto (OGP), elogiou o trabalho da presidenta Dilma Rousseff: “Nós agora temos oportunidade de estabelecer novos padrões mundiais para a boa governança, a prestação de contas, e nenhum melhor parceiro para essa iniciativa do que o Brasil”.

Para Hillary,  o combate à corrupção implementado pela mandatária brasileira cria um “padrão mundial” para o enfrentamento de irregularidades. A norte-americana acredita que o mundo se dividirá, no futuro, em  governos abertos e fechados. Por isso mesmo, uniu-se ao Brasil numa parceria formal na defesa de governos abertos, cuja declaração já foi assinda por 55 países esta semana durante a conferência.

Hillary ressaltou que, num mundo em que os avanços tecnológicos são inevitáveis, fica cada vez mais difícil um Estado se manter fechado e alheio ao que acontece no restante do planeta. A Primavera Árabe foi citada por ela com um exemplo da força da internet, mesmo nos países mais fechados.

Já, a presidenta Dilma Rousseff, por sua vez, ressaltou a importância de mecanismos e instituições  para evitar desvios e punir eventuais ocorrências no país. Entre eles, o Ministério Público independente; uma Polícia Federal bem equipada; um Judiciário engajado na celeridade de suas decisões e governos mais dedicados em todas as instâncias.