Hillary, no Congresso, pede apoio do Brasil a boicote aos iranianos

Arquivado em:
Publicado Quarta, 03 de Março de 2010 às 09:59, por: CdB

Na conversa que teve com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a secretária do Departamento de Estado norte-americana, Hillary Clinton, tratou do programa nuclear do Irã e da questão política de Honduras, segundo os parlamentares. Os Estados Unidos, assim como a Rússia, China, Inglaterra, França e Alemanha querem aplicar sanções internacionais ao Irã por cogitar que o enriquecimento do urânio a 20% tenha o objetivo de fabricar armas nucleares. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as suspeitas.

– Ela disse que o Irã não somente está desenvolvendo armas nucleares visando a Israel como também procurando mantar uma hegemonia em todo o Oriente Médio, e também dirigido aos povos árabes. E pediu ao Brasil que colaborasse com a não proliferação de armas nucleares – disse José Sarney.

Falaram também sobre problemas da América Latina, como o conflito em Honduras.

– Ela pediu que se desse apoio ao presidente (Porfírio) Lobo, que foi eleito. E superasse o episódio do ex-presidente Zelaya. Pediu ainda ajuda ao Brasil para pacificar as questões internas de Honduras – completou.

Na visita de apenas um dia que faz ao Brasil, além de tratar da questão do Irã, Hillary vai assinar acordos de cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos.

Hillary foi recebida nesta manhã pelos presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A reunião foi fechada, durou 45 minutos e contou com a presença de diversos parlamentares.

Depois de visitar o Congresso, Hillary seguiu para a Embaixada dos Estados Unidos. Mais tarde, tem encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles assinarão memorandos de entendimento sobre questões de gênero e mudanças climáticas entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a United States Agency for International Development (Usaid).

Será examinado ainda o estabelecimento do Diálogo de Parceria Global entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê reuniões anuais dos dois ministros. Depois das reuniões com o ministro, a secretária concede entrevista.

Hillary chegou ao Brasil depois de uma visita ao Chile, país que foi assolado por um terremoto no sábado. De Brasília, ela segue para a Costa Rica, onde se reunirá com o presidente Oscar Arias e com a presidente eleita Laura Chinchilla.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo