Hemorio intensifica campanha de doação de sangue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 as 11:59, por: cdb

O Carnaval, uma das festas mais populares do país, está chegando. E os estoques do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HemoRio) precisam ser abastecidos para garantir aos foliões uma semana mais tranquila. Durante os dias carnavalescos, as doações de sangue caem 50% e a necessidade aumenta.

O hemocentro ainda precisa de 700 bolsas para suprir a demanda de 180 hospitais do Estado do Rio. Por isso, até esta quarta-feira (10), os cariocas e turistas terão a oportunidade de participar da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, na Cinelândia, no centro da cidade, e contribuir para a causa.

A missão do ato de solidariedade e de amor ao próximo é minimizar a queda do número de doadores registrada no Carnaval, coletando mil bolsas de sangue extras. A sétima edição da campanha do instituto pretende manter a média de 300 coletas por dia e ampliar em 15% o número de doações. Apenas 1,8% da população fluminense doa sangue regularmente.

Desde o início da ação, em 25 de janeiro, o HemoRio tem registrado um aumento de aproximadamente 30% na coleta de sangue. Mas o número de doações ainda não é suficiente.

“Com a campanha, que recebe o apoio das escolas de samba, conseguimos coletar apenas 300 bolsas de sangue. Houve um aumento, mas ainda é baixo. Precisamos atingir a nossa meta e conseguir mais 700 bolsas até o dia 21 de fevereiro, quando a ação Vista a Fantasia da Solidariedade será encerrada. A população atendeu ao nosso pedido, mas precisamos de mais doações. Com os dias de folia, a demanda aumenta. As pessoas precisam entender que um dia podem precisar”, lembrou a chefe do Setor de Promoção a Doação de Sangue, Neusimar Carvalho.

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (HemoRio) funciona todos os dias – inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Para mais informações, o hemocentro disponibiliza o Disque Sangue: 0800-282-0708.

Através do portal de voz, os voluntários conferem os endereços e horários de atendimento dos postos de coleta dos municípios fluminenses. Os doadores podem agendar suas doações com hora marcada. O hemocentro receberá os voluntários durante toda a semana de Carnaval.