Hemopel faz cadastro de doadores de medula

Arquivado em:
Publicado Segunda, 06 de Fevereiro de 2012 às 14:44, por: CdB

         O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está realizando, desde a última semana, cadastro para doação de medula por meio de sistema WEB como orienta o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Agora, porém, para fazer parte do cadastro é necessário ter o número do Cartão SUS. O diretor do HemoPel, Guilherme Bergmann, solicita ao doador que ao procurar o local, lembre-se de estar acompanhado pelo cartão, ou, caso não possua, o providencie, junto à Secretaria de Saúde (SMS). Sem esse número não é possível fazer o cadastro no sistema.
         A coleta de amostra de sangue é um processo simples e a doação da medula óssea não prejudica em nada o doador. O Hemocentro fica no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo do Colégio Municipal Pelotense, e realiza coletas de amostras para o cadastro de doadores de medula óssea e de doação de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Caso você decida doar:
         O que é a medula óssea? É um tecido gelatinoso que ocupa o interior de vários ossos (tutano). É na medula que são produzidos os componentes do sangue periférico: hemáceas, leucócitos e plaquetas.
         Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
         Como é feita a doação: será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.
         Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.
Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
          Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
         A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.



Data: 06/02/2012
Hora: 18:19
Redator: Alessandra Meirelles - 10052
Fotógrafo: Rafa Marin - Arquivo Ascom -

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo