Hemocentro com estoque baixo para o feriadão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:02, por: cdb

A chegada do final de semana prolongado por causa dos feriados de sábado (21), Dia de Tiradentes, e segunda-feira (23), Dia São Jorge, aumenta ainda mais a preocupação com o número crítico de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Campos. A unidade precisa de no mínimo, 70 doações/dia, mas tem recebido uma média de 20 doações. 

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, a falta de sangue não se restringe apenas ao “O” negativo, mas sim, atinge a todos os tipos sanguíneos. “Se as pessoas não comparecerem ao Hemocentro para doar, não poderemos atender aos pedidos recebidos, inclusive durante o feriadão”, alerta.

Ainda segundo Cristiane, nos feriados o número de doadores cai ainda mais. A dificuldade de transporte também é outro fator que interfere. “Tem poucos ônibus circulando e nossos doadores estão tendo dificuldade de chegar ao Hemocentro”, disse.

O Hemocentro atende hospitais públicos e particulares de Campos e de 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense. A unidade funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Postado por: Lara Abreu – 19/04/2012 16:51:00

Últimas Notícias…