Helicóptero alemão cai em Cabul e mata ao menos 7

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de dezembro de 2002 as 00:03, por: cdb

Sete soldados alemães morreram na queda de um helicóptero da Força Aérea Alemã, neste sábado, próximo ao aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão.

O helicóptero – parte da força internacional de paz que patrulha o país – caiu em cima de uma casa onde estavam duas meninas afegãs.

O ministro da Defesa da Alemanha, Peter Struck, disse que as crianças estão desaparecidas. Informações não confirmadas afirmam que as crianças morreram.

A causa da queda da aeronave ainda não foi esclarecida. Segundo Struck, “não há indicações de que o helicóptero tenha sido atingido por tiros”.

Chamas

O helicóptero do modelo Sikorski teria mergulhado de bico, com chamas saindo do motor.

“A bordo estavam sete membros da tripulação, membros da força de paz alemã. Todos eles morreram”, afirmou Struck aos jornalistas em Berlim, na Alemanha.

“O helicóptero estava fazendo um vôo de rotina. Estamos fazendo de tudo para determinar o mais rápido possível a causa do acidente”, acrescentou o ministro alemão da Defesa.

Mais cedo, em Cabul, o chefe de polícia Bashir Salangi disse que as duas crianças que estavam na casa morreram.

O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, afirmou que está chocado com o incidente.

“Mesmo que tudo indique que foi um terrível acidente, este acidente deixa claro que a missão no Afeganistão é uma operação difícil e perigosa”, afirmou.

A Força Aérea Alemã providencia vigilância e assistência aos soldados da força de paz que estão em missão terrestres no Afeganistão.

Soldado americano

Horas antes, no leste do Afeganistão, um soldado americano entrou em confronto com homens armados e acabou sendo atingido.

O militar foi levado ao hospital, mas acabou morrendo na mesa de operações, informou um oficial dos Estados Unidos.

Essa foi a primeira vítima fatal americana em confrontos no Afeganistão nos últimos sete meses.