Hacker aplica conto do vigário digital usando nome da Cruz Vermelha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 18 de outubro de 2001 as 15:02, por: cdb

Mais uma praga virtual. Agora está circulando pela Web um novo cavalo de Tróia que utiliza o nome da Cruz Vermelha para roubar os usuários da Internet, e que é também conhecido como Septer.Trojan. O novo vírus chega por e-mail com um “pedido de doação para as vítimas dos atentados aos Estados Unidos”, acontecidos no dia 11 de setembro.

Ao clicar no arquivo executável que acompanha a mensagem, surge na tela um formulário falso que traz inclusive o logotipo da Cruz Vermelha – que realmente está ajudando as vítimas da tragédia nos Estados Unidos recolhendo fundos. O arquivo traz campos que “devem ser preenchidos para doar valores às vítimas”.
Só que, ao invés de colaborar com a causa, o usuário estará enviando seus dados, como nome, número de cartão de crédito e data de nascimento, ao hacker. Depois de preencher os dados, eles são armazenados em um arquivo e enviados pela Internet. Veja o texto da mensagem abaixo que tem chegado aos internautas como cortina de fumaça para este cibergolpe:

Terrorist Attacks

On September 11, 2001, America was hit with the worst strike of terrorism in history. Attacks on the World Trade Center in New York City and the Pentagon in Washington D.C., as well as the crash of flight #93 in Somerset County, Pennsylvania have resulted in countless injuries and the loss of thousands of lives.

Your Support is Needed

In response to these attacks, United Way and The New York Community Trust have established The September 11th Fund. Your contribution will be used to help respond to the immediate and longer-term needs of the victims, their families, and communities affected by the events of September 11.

Os internautas devem apagar a mensagem sem abrir o arquivo ou preencher as informações. Para remover o cavalo de Tróia, o usuário deve atualizar seu antivírus, execute a checagem completa do sistema e apague todos os arquivos identificados como Septer.Trojan.