Guga conquista 1a vitória no Brasil Open no dia de seu aniversário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 10 de setembro de 2002 as 23:10, por: cdb

Gustavo Kuerten conseguiu sua primeira vitória no Brasil Open, disputado na Costa do Sauípe, na Bahia, ao derrotar o austríaco Julian Knowle por 2 sets a 0 nesta terça-feira, dia de seu 26o. aniversário.

Guga não teve problemas para eliminar o 94o. colocado do ranking mundial e venceu com as parciais de 6-4 e 6-2.

Depois de ser eliminado na primeira rodada do ATP brasileiro no ano passado, Guga entrou em quadra disposto a conseguir uma vitória e seguir em busca de seu primeiro título este ano.

Com uma quebra de serviço no quinto game, o brasileiro abriu vantagem no primeiro set, mas o austríaco devolveu a quebra logo depois e empatou em 4-4.

No game seguinte, Gustavo Kuerten se recuperou e abriu 5-4, para depois fechar a série.

Guga foi mais consistente no segundo set e quebrou o serviço de Knowle no primeiro e sétimo games, vencendo por 6-2.

No final da partida, a torcida cantou “Parabéns a você” e Guga ganhou um bolo para comemorar os 26 anos.

O holandês Sjeng Schalken, que eliminou Guga do Aberto dos EUA, também venceu na primeira rodada. Após chegar à semifinal do último Grand Slam da temporada, ele desembarcou na segunda-feira no litoral norte da Bahia e venceu nesta terça o alemão Michael Kohlman por 6-2 e 7-6 (7-0).

Na segunda rodada, Schalken, cabeça-de-chave número 2 e 17o. do ranking mundial, vai enfrentar o norte-americano Cecil Mamiit, que se classificou ao vencer o brasileiro Daniel Melo por 6-2, 5-7 e 5-3. Mamiit tinha dois set points, quando o tenista mineiro se contundiu e abandonou a partida.

“Fisicamente estou muito bem. A viagem foi longa, mas fui dormir cedo ontem (às 21 horas na segunda-feira). Estava bem quente em Nova York e não foi difícil a adaptação por aqui”, disse o holandês, que não teve trabalho na estréia.

OUTROS RESULTADOS

Em outro jogo válido pela primeira rodada da chave masculina na tarde desta terça-feira na Costa do Sauípe, o eslovaco Dominik Hrbaty derrotou o alemão Maximilian Abel por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (7-5) e 6-3. Na segunda rodada, Hrbaty vai enfrentar o norte-americano Brian Vahaly, que venceu na segunda-feira o brasileiro Ricardo Mello por 6-1 e 6-4.

Nas demais partidas da chave, o argentino Mariano Zabaleta passou sem muitos problemas pelo italiano Stefano Galvani por duplo 6-4. Agora, o cabeça 4 do torneio encara o paraguaio Ramon Delgado.

O norte-americano Vincent Spadea bateu o croata Mario Ancic, por 4-6, 6-1 e 7-6 (7-5) e pega o cabeça-de-chave número 5, Agustín Calleri, da Argentina. Na partida entre dois jogadores vindos do qualifying, a vantagem foi do norte-americano Mashiska Washington sobre o suíço Ivo Heuberger, por 6-7 (3-7), 6-2 e 6-4.

Logo cedo, Fernando Meligeni deu a primeira vitória ao Brasil ao bater o norte-americano Alex Kim, por 4-6, 6-3 e 4-1. Seu adversário não suportou o calor e abandonou no final. Agora, Meligeni pega o argentino Gastón Etlis, que saiu da etapa classificatória para surpreender o chileno Nicolás Massú, por 2-6, 6-4 e 6-4.